Texto alternativo da imagem

Antes da coleta sanguínea para realização de exames laboratoriais, é importante conhecer, controlar e, se possível, evitar algumas variáveis que possam interferir com a exatidão dos resultados. Existem instruções específicas para cada tipo de exame. Por isso, esteja atento para que a coleta de seu exame não seja prejudicada. Lembre-se: um paciente bem orientado e uma amostra bem coletada são a garantia inicial da qualidade dos resultados de seus exames.

Jejum

Texto alternativo da imagem

O período habitual para a coleta de sangue é de 10-12 horas, podendo ser reduzido para 4 horas em situações especiais como crianças. Consulte-nos!

Atividade Física

Texto alternativo da imagem

O efeito da atividade física sobre alguns componentes sanguíneos, em geral, é transitório e decorre da mobilização da água e outras substâncias entre os diferentes compartimentos corporais, das variações nas necessidades energéticas do metabolismo e da eventual modificação fisiológica que a própria atividade física condiciona. Por conta disso, é preferível a coleta de amostras com o paciente em condições basais, mais facilmente reprodutíveis e padronizáveis. O esforço físico pode causar aumento da atividade sérica de algumas enzimas.

Dieta

Texto alternativo da imagem

A alimentação está ligada diretamente à sua saúde, pois tudo o que você come passa pelo sistema circulatório e existem substâncias nutritivas procedentes da comida que podem interferir nos resultados dos exames. Algumas vezes, o profissional pode orientar uma dieta prévia e também restringir a ingestão de bebida alcoólica, tabaco, certos suplementos nutricionais e alguns medicamentos antes da realização dos exames. Somente o médico pode orientar a sua medicação, por isso, tire as suas dúvidas e informe se estiver utilizando algum medicamento, suplemento nutricional. Porém, muitos exames não precisam mais de jejum, nos consulte para mais orientações.